Fortaleza | MIN: 23˚C / MAX: 32˚C

Nossa História

fft01 IMG_1119 DSC02683

 

A hotelaria do Ceará guarda, no exemplo do empresário Pedro Lazar, a figura do idealizador e grande presidente.

 
Lamentavelmente, não existem dados que comprovem sua gestão. Na qualidade de entidade, o surgimento seccional do Ceará da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – assim como a maior parte das entidades hoje em funcionamento no país –, ocorreu durante a Assembléia Ordinária que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) realizou no centro de convenções da Bahia, em Salvador, no dia 10 de novembro de 1979. Naquela oportunidade, o presidente da ABIH Nacional, Márcio de Melo Franco Alves, em consonância com os Estatutos, declarou que a Assembléia Geral fosse transformada em Assembléia Eleitoral, para proceder à escolha do novo presidente da Nacional, sendo eleito José Caribé da Rocha.

 

 

Simultaneamente, também foram eleitas as diretorias estaduais das ABIH’S de todo o país. A primeira diretoria eleita da ABIH-CE teve a seguinte formação: Presidente: Habid Nadra Ary; Secretário: Iramar Veríssimo Pinto e Tesoureiro: José Silveira Jereissati. No entanto, de acordo com documento registrado na página 4 do Livro de Ata, a constituição da ABIH-CE como associação só ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1980. Na ocasião, houve a homologação da data de fundação da entidade, sendo confirmada a primeira diretoria composta dos três membros acima referidos, sob a presidência de Habid Nadra Ary, eleitos durante a Assembléia Ordinária da ABIH-Nacional, realizada em Salvador, na Bahia. Posteriormente, foram nomeados pelo presidente, os seguintes integrantes do Conselho Consultivo: Nelson Otoch, Júlio Lage, Edgar Ary, José Porto Guimarães, Francantonio Bonorandi, Raul Carneiro e Fábio Gurgel. Integraram o Conselho Fiscal: Jamil Ary, Emílio Hinko e Francisco de Assis Philomeno Gomes. A primeira sede da ABIH-CE, com instalação na antiga Av. Presidente Kennedy (hoje Av. Beira Mar), 3130, no Hotel Beira Mar.
 
A partir dessa data, a história da entidade ao longo dos seus 35 anos, registrou ainda os seguintes presidentes: Nelson Otoch (1982 a 1994); Demerval Castelo Branco Diniz Filho (1994 a 1996); Antônio Eliseu de Barros Júnior (1996 a 1998), Iramar Veríssimo Pinto (1998 a 2000), Régis Nogueira de Medeiros (2000 a 2002) Antônio Eliseu de Barros Júnior (2002 a 2006), Manoel Cardoso Linhares (2006 a 2007), Régis Nogueira de Medeiros (2008 a 2012). Pela primeira vez na história da entidade, temos o hoteleiro Darlan Teixeira Leite, oriundo do município de Beberibe, região do Ceará de grande potencial turístico, que comandará a entidade no biênio 2012/2014 e reeleito para o biênio 2014/2016.
 
Na gestão do Presidente Nelson Otoch, em junho de 1994, foi adquirida uma confortável sede, inaugurada na administração do Presidente Demerval Diniz, em abril de 1995, sendo uma das primeiras ABIH´S no Brasil, a possuir sede própria.
 
A sede da ABIH-CE é reconhecida como uma das mais equipadas do país, sendo dotada de todo conforto.